quarta-feira, 8 de julho de 2009

Os EUA e o Canal do Panamá

O Canal do Panamá, se você, leitor, não sabe, é uma “hidrovia” que liga os oceanos Atlântico e Pacífico atravessando o Panamá.

O assunto de que vamos tratar é sobre a tentativa dos americanos construírem este canal e o modo de administrá-lo. Outras nacionalidades já tentaram fazer o projeto, mas não conseguiram devido às condições diferenciadas da região onde fizeram o canal de Suez. Mas os estadunidenses conseguiram tal proeza. Vamos entender o assunto.

Os EUA queriam abrir um canal de modo a facilitar o acesso do oceano Pacífico com o Atlântico, pois sem isso teriam que contornar quase toda a América. O único lugar em que havia possibilidade de fazê-lo era no Panamá.

O Panamá, naquela época, era território da Colômbia. E os rebeldes panamenhos queriam independência do país sul-americano. O quê os americanos fizeram? Apoiaram estes, e o Panamá conseguiu independência no dia 3 de novembro de 1913. Em troca, os panamenhos deram aos estadunidenses o direito de ocupar aquela região para a construção do canal.

Os hispanofalantes ajudaram os americanos na construção e queriam parte da ocupação da obra feita. Mas os americanos, no estilo big stick(grande bastão, em inglês), tomaram posse exclusiva do canal, de forma egoísta, e os panamenhos não ficariam com merreca nenhuma.

Não vamos aprofundar no assunto, mas o tema a ser discutido é esse: o jeito dos EUA nas relações diplomatas comerciais.

Obs. O Panamá conseguiu posse própria no ano de 1999.


Enviado por: Poketotokoki

UfoConspiração

0 comentários:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o que você leu.